
COMPETE 2020 – Oportunidade de Formação Cofinanciada
Ao abrigo do programa COMPETE 2020, desde 2 de junho que está a decorrer o prazo de candidaturas para o concurso “Formação profissional para trabalhadores por conta de outrem”.
Com uma dotação orçamental de 10,5 milhões de euros, a elegibilidade para o cofinanciamento abrange os custos com a formação e a remuneração do colaborador, podendo inclusive a taxa de financiamento chegar aos 70%.
Os projetos abrangidos preveem o apoio à formação em várias áreas temáticas prioritárias, como por exemplo:
– Economia digital, digitalização e Indústria 4.0;
– Ferramentas de trabalho colaborativo, processos de produção e gestão da cadeia de abastecimento ágil e eficiente;
– Inovação produtiva, tecnológica e organizacional;
– Ambiente de trabalho eficiente e seguro;
– Aperfeiçoamento competências técnicas críticas para o negócio.
Estão aptas para beneficiar deste apoio as empresas portuguesas que desenvolvam a sua atividade nas regiões NUTS II do Continente, Norte, Centro e Alentejo.
De acordo com o que está previsto, estão aptas para beneficiar deste apoio as empresas portuguesas que desenvolvam a sua atividade nas regiões NUTS II do Continente, Norte, Centro e Alentejo.
O COMPETE 2020 é uma estrutura na Administração Central do Estado financiado pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimentos e que tem como missão ser uma instituição de referência na concessão de incentivos à promoção da competitividade e da internacionalização das empresas portuguesas.
Desempenhando um papel essencial no reforço da capacidade de investimento dessas empresas e estimulando a competitividade económica, inovação e modernização empresarial, providencia apoios para criar as condições adequadas ao nível das competências e garantir o aumento das qualificações específicas dos trabalhadores portugueses em domínios relevantes.
O concurso visa dar continuidade à concessão de apoio público às empresas, permitindo desenvolver estratégias de atuação face à crise energética e ao aumento generalizado dos preços, a par da escassez de matérias-primas, convertendo os tempos de paragem de produção em tempos de suporte à promoção das qualificações de formação de recursos humanos, como empresários, gestores ou técnicos, apoiado pelo Fundo Social Europeu no domínio da competitividade e internacionalização.
A INTROSYS, empresa especialista em automação industrial, possui uma Training Academy com um vasto catálogo com formações certificadas especializadas nas áreas da indústria 4.0, Automação e Robótica, entre outras, especialmente direcionadas às empresas do setor industrial.
Contacte-nos para mais informações sobre a nossa oferta formativa!
Para mais informações sobre este concurso, consulte aqui.