Tecnologia Hiperespectral para inspeção visual de cores: aplicação numa linha de produção de peças para automóveis

A cor é uma caraterística cada vez mais relevante na produção de automóveis, o que representa um desafio significativo tanto para os fabricantes como para os seus fornecedores.

Os fabricantes de automóveis têm de estabelecer tolerâncias rigorosas para cada componente colorido e especificar tanto a cor como a aparência, com precisão. Por outro lado, os fornecedores de componentes precisam de assegurar a precisão das cores nas peças produzidas, independentemente do tipo de material utilizado, para garantir a aceitação das peças pelos fabricantes de automóveis.

Na indústria da cor, utilizam-se fórmulas de diferença de cores para efetuar avaliações imparciais sobre a aprovação ou rejeição dos produtos fabricados. Estas avaliações objetivas são baseadas em medições instrumentais de cor que devem medir, com precisão, as variações subjetivas da cor.

A tecnologia de imagem hiperespectral (HSI) tem-se revelado útil para fornecer dados valiosos em variadas aplicações em diversas indústrias, incluindo a ciência das cores.

Para medir e analisar as diferenças de cor entre peças pintadas para automóveis, a INTROSYS propôs o uso de algoritmos convencionais da ciência das cores, em conjunto com uma câmara hiperespectral.

Este foi um dos objetivos do projeto CheckMate, cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e FEDER, cujos resultados estão disponíveis no respetivo site.

Os testes efetuados mostraram que a utilização da imagem hiperespectral na linha de produção oferece grande potencial para fornecer informações referentes à cor, permitindo, em tempo real, detetar desvios de tonalidade relativamente a um padrão. A deteção precoce de defeitos na cor permite reduzir os custos da não qualidade no processo de produção.

O artigo “Visual color inspection with a hyperspectral camera: inline application for automotive parts production” foi apresentado na “13ª Conferência Europeia de NDT” que se realizou em julho de 2023, em Lisboa, Portugal. A Conferência foi organizada pela European Federation fof Non-Destructive Testing (EFNDT), e pelo Fórum Setorial de Ensaios Não Destrutivos (FSEND), da Associação de Laboratórios Acreditados de Portugal (RELACRE).

Descarregue o artigo completo aqui, ou aceda ao mesmo em NDT.net, o maior portal online de Nondestructive Testing (NDT).

Gostaria de saber mais? Fale Connosco

    Descubra mais aqui