Estação Robotizada para Manipulação de Pneus

Objetivo: Automatização do processo de alimentação de pneus na linha da montagem final da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, Portugal.

Benefícios: Eliminação de problema de ergonomia, aumento da eficiência do processo, flexibilidade para incorporação de novos pneus, e redução dos custos de produção.

Descrição: A solução implementada compreende uma estação onde um robot industrial apanha, de forma sequencial, os pneus que estão empilhados em raques logísticos, e os coloca no tapete de alimentação da linha para montagem subsequente no carro. Os pneus suplentes, quando presentes, seguem para um processo de montagem diferente.

Para cada conjunto de 5 pneus correspondente a um carro, o robot demora aproximadamente 65 segundos a apanhar os pneus.

Para este processo foi concebida uma garra que tem capacidade para apanhar pneus de diferentes calibres, e que incorpora as tecnologias necessárias ao processo, nomeadamente uma câmara e um sistema de sonares que ajuda o robot a ajustar a posição ao apanhar os pneus.

O sistema de visão computacional implementado, ISent, é proprietário da INTROSYS, sendo os algoritmos de análise de imagem customizados à necessidade do nosso cliente. Este sistema permite a identificação dos pneus suplentes para que sigam um tratamento diferente dos restantes.

Principais tecnologias integradas: Robô Fanuc, PLC SIEMENS, Sistema de visão ISent, portas Albany, sensores de segurança e posição, sonares, câmara para recolha de imagem, scanners de segurança Sick